Fotos: Lucas Amorelli (Diário)
Oficina da Vó Maria reúne mulheres que se dedicam a criar enxovais para crianças em situação de vulnerabilidade
Há mais de 10 anos, a aposentada Júlia Gonçalves Ramos, 85 anos, entrou na sede da Sociedade Espírita Francisco Costa pela primeira vez. Sem pretensão de continuar a frequentar as atividades da casa, Júlia conheceu a Oficina da Vó Maria, projeto que confecciona enxovais para bebês, que são doados a gestantes em situação de vulnerabilidade social em Santa Maria.
Além de participar da atividade solidária, Júlia conta que ser voluntária da oficina é uma forma de conhecer novas pessoas e se divertir:
- Eu venho sempre, porque não gosto e não quero ficar sozinha em casa. E aqui é divertido - diz Júlia, enquanto finaliza os detalhes do acolchoado para doação.
Cooperação mútua é o segredo de cidadania dos Caras do Bem
O mesmo sentimento de entusiasmo também é compartilhado por cerca de 45 voluntárias, todas mulheres, que produzem as peças do enxoval. Na oficina, elas confeccionam roupas, conjuntos, pijamas, macacões, acolchoados e travesseiros.
- Sempre digo para elas fazerem o trabalho com o amor que fariam se fosse algo para os seus netos e filhos. Então é algo feito com carinho - comenta a fundadora e coordenadora da oficina, Mara Cristina Fabra.
Ex-jogador de futebol de Santa Maria leva esporte ao Beco da Tela
O local também é um dos passatempos favoritos da dona de casa Carmem Luiza Guimarães, 61 anos, que, fielmente, frequenta a oficina todas as terças-feiras. Segundo ela, é um ambiente para fazer amizades e compartilhar momentos com as demais colegas. Por conta disso, a dona de casa é voluntária há cerca de 5 anos.
TROCA DE EXPERIÊNCIAS
Para boa parte das voluntárias, as técnicas de tricô, crochê e bordado foram aprendidas em casa e passadas de geração para geração. Mas a oficina também se tornou um espaço para troca de ideias e aprendizados, isso porque as voluntárias auxiliam umas às outras na produção das peças.
Aposentada é o anjo da guarda dos moradores do bairro Chácara das Flores
AS DOAÇÕES
Por ano, a Oficina da Vó Maria doa em torno de 120 enxovais de bebês para mulheres gestantes da cidade. As doações são destinadas as participantes do Programa Maternidade Responsável, que é realizado desde 1993 em Santa Maria. O programa promove encontros e palestras para discutir maternidade, gestação, parto, pós-parto e alimentação.
- Procuramos entender a realidade delas para passar as recomendações, porque 90% das participantes são mulheres carentes e jovens. Tem gestantes que chegam aqui com mais de 5 filhos e dizem que nunca tiveram oportunidade de ouvir sobre nada do que falamos no curso - diz a professora aposentada Niva Brandão, 55 anos, que coordena as atividades.
COMO PARTICIPAR:
A Oficina da Vó Maria é aberta a todos os interessados. As atividades são realizadas todas às terças-feiras, das 14h às 17h, na Sociedade Espírita Francisco Costa (Avenida Independência, 382, esquina Daudt). Mais informações pelo telefone (55) 3015-0231.
*Colaborou Renata Teixeira