cidadania

Oficina de tricô tem vaga para todas as idades

Fotos: Lucas Amorelli (Diário)
Oficina da Vó Maria reúne mulheres que se dedicam a criar enxovais para crianças em situação de vulnerabilidade

Há mais de 10 anos, a aposentada Júlia Gonçalves Ramos, 85 anos, entrou na sede da Sociedade Espírita Francisco Costa pela primeira vez. Sem pretensão de continuar a frequentar as atividades da casa, Júlia conheceu a Oficina da Vó Maria, projeto que confecciona enxovais para bebês, que são doados a gestantes em situação de vulnerabilidade social em Santa Maria. 

Além de participar da atividade solidária, Júlia conta que ser voluntária da oficina é uma forma de conhecer novas pessoas e se divertir:
- Eu venho sempre, porque não gosto e não quero ficar sozinha em casa. E aqui é divertido - diz Júlia, enquanto finaliza os detalhes do acolchoado para doação. 


Cooperação mútua é o segredo de cidadania dos Caras do Bem 

O mesmo sentimento de entusiasmo também é compartilhado por cerca de 45 voluntárias, todas mulheres, que produzem as peças do enxoval. Na oficina, elas confeccionam roupas, conjuntos, pijamas, macacões, acolchoados e travesseiros.

- Sempre digo para elas fazerem o trabalho com o amor que fariam se fosse algo para os seus netos e filhos. Então é algo feito com carinho - comenta a fundadora e coordenadora da oficina, Mara Cristina Fabra.

Ex-jogador de futebol de Santa Maria leva esporte ao Beco da Tela

O local também é um dos passatempos favoritos da dona de casa Carmem Luiza Guimarães, 61 anos, que, fielmente, frequenta a oficina todas as terças-feiras. Segundo ela, é um ambiente para fazer amizades e compartilhar momentos com as demais colegas. Por conta disso, a dona de casa é voluntária há cerca de 5 anos.

TROCA DE EXPERIÊNCIAS
Para boa parte das voluntárias, as técnicas de tricô, crochê e bordado foram aprendidas em casa e passadas de geração para geração. Mas a oficina também se tornou um espaço para troca de ideias e aprendizados, isso porque as voluntárias auxiliam umas às outras na produção das peças. 

Aposentada é o anjo da guarda dos moradores do bairro Chácara das Flores

AS DOAÇÕES 
Por ano, a Oficina da Vó Maria doa em torno de 120 enxovais de bebês para mulheres gestantes da cidade. As doações são destinadas as participantes do Programa Maternidade Responsável, que é realizado desde 1993 em Santa Maria. O programa promove encontros e palestras para discutir maternidade, gestação, parto, pós-parto e alimentação. 

- Procuramos entender a realidade delas para passar as recomendações, porque 90% das participantes são mulheres carentes e jovens. Tem gestantes que chegam aqui com mais de 5 filhos e dizem que nunca tiveram oportunidade de ouvir sobre nada do que falamos no curso - diz a professora aposentada Niva Brandão, 55 anos, que coordena as atividades. 

COMO PARTICIPAR:
A Oficina da Vó Maria é aberta a todos os interessados. As atividades são realizadas todas às terças-feiras, das 14h às 17h, na Sociedade Espírita Francisco Costa (Avenida Independência, 382, esquina Daudt). Mais informações pelo telefone (55) 3015-0231.


*Colaborou Renata Teixeira

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Bloqueios na entrada do bairro Tancredo Neves começam hoje pela manhã Anterior

Bloqueios na entrada do bairro Tancredo Neves começam hoje pela manhã

Prefeitura de Santa Maria chama profissionais da saúde aprovados em concurso Próximo

Prefeitura de Santa Maria chama profissionais da saúde aprovados em concurso

Geral